Contabilidade para MEI
Micro – Empreendedor Individual
Ser Microempreendedor Individual é uma forma de formalizar diversas atividades de profissionais liberais no Brasil. Uma vantagem da modalidade também é poder ter seu negócio sem precisar ter faturamento ou giro de caixa.
A categoria passou a vigorar em 2009 e hoje são mais de 11,3 milhões de MEIs ativos.
Durante a pandemia, o número de MEIs que formalizaram seu negócio cresceu, do total de 3.359.750 empresas abertas no período, 2.663.309 eram MEIs, representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano de 2019.
Caso o microempreendedor puder contar com a ajuda de um contador, sempre será bem-vindo, já que os processos financeiros muitas vezes são novidade, e muitas vezes é comum que – por não contar com o auxílio de um profissional – acabam pagando o percentual máximo no imposto de renda ou errem no preenchimento e envio das declarações.
Cuidados com a contabilidade MEI
A contabilidade MEI exige alguns cuidados, como o preenchimento do Relatório Mensal das Receitas Brutas. Até o dia 20 de cada mês, para manter o controle sobre o faturamento, o processo é extremamente simples e pode ser realizado 100% online, pelo Portal do Empreendedor.
Esse processo é importante para manter a organização, inclusive para a hora de enviar a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI).
O DAS MEI — Documento de Arrecadação do Simples Nacional é a maneira simplificada do microempreendedor realizar o pagamento dos impostos do Simples Nacional.
Esse é o momento em que todos os relatórios são reunidos para chegar a um faturamento total. Por lei, esse total não pode ultrapassar o limite de R$ 81 mil, que caracteriza a formalização como MEI.
Com a PGF, você abre a sua empresa com o menor custo
A PGF faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.
Para mais informações, entre em contato!